Em entrevista ao Christianity Today, Billy Graham fala sobre o estado
atual da fé cristã e sobre sua confiança, em meio à confusão teológica e
cultural, na mensagem essencial do evangelho.
No ápice de seu
ministério de cruzadas, Billy Graham viajava pelo mundo todo pregando
para grandes multidões. Agora, apesar de confinado em sua casa nas
montanhas do oeste da Carolina do Norte, o evangelista ainda é capaz,
através da tecnologia moderna, de continuar proclamando o evangelho.
Novembro marca o início da campanha "My Hope America with Billy Graham",
um curso de evangelismo em vídeo projetado para uso individual ou de
pequenos grupos. Em conjunto com o lançamento da campanha, Graham lançou
o que pode ser o seu último livro, The Reason for My Hope: Salvation.
Você se considera, em primeiro lugar, um evangélico ou cristão? Por quê?
O
que realmente importa é como Deus me vê. Ele não está preocupado com
rótulos; ele está preocupado com o estado da alma humana. A Bíblia diz
que sou, antes de tudo, um pecador. "Porque todos pecaram e estão
destituídos da glória de Deus". (Romanos 3:23). Mas devido à graça
salvadora que Jesus estendeu a mim, e ao meu arrependimento do pecado,
me tornei seu filho – sendo salvo pelo sangue do meu Salvador na cruz.
Naquele momento, eu entrei em um relacionamento com ele que transformou a
minha vida. Aqueles que lerem The Reason for My Hope verão claramente
nas escrituras como ser salvo e viver a vida cristã.
Jesus Cristo é
meu Senhor e Mestre. Eu me arrependi de meu pecado, entreguei minha vida
a Cristo e procuro diariamente obedecer à sua Santa Palavra. Eu sou seu
seguidor. Antes da minha conversão, em 1de novembro de 1934, como conto
no livro, eu sempre me considerei cristão. Foi só quando fui
confrontado e convencido do meu pecado que percebi que Cristo faz a
diferença na vida daqueles que não apenas se dizem cristãos, mas que
obedecem à Sua Palavra. Se não houver mudança na vida de uma pessoa, ela
deve se perguntar se de fato tem a salvação que o Evangelho proclama.
Muitos dos que vão à igreja não experimentaram uma transformação de vida
em Cristo. Aqueles que não fazem parte da igreja esperam que os
seguidores de Cristo vivam de maneira diferente, no entanto, muitas
pessoas que estão na igreja estão indo atrás do mundo – não para
ganha-lo para Cristo, mas para serem iguais a ele. Isso é muito perigoso
e a Bíblia fala sobre o resultado trágico que tal atitude traz.
No
Novo Testamento, quando as pessoas ouviam a verdade que Jesus ensinava e
recebiam a gloriosa dádiva do perdão e da esperança de vida eterna no
Céu, as outras pessoas que observavam a mudança em suas vidas, as
chamavam de cristãs – seguidoras de Cristo. (Atos 11:26). Assim como
Jesus veio voluntariamente para salvar a humanidade do pecado, eu, de
bom grado, o sirvo e procuro glorifica-lo com minha vida, porque sou um
filho do Rei. Sermos chamados de cristãos deve fazer com que nos
identifiquemos com as exigências que Cristo faz àqueles que lhe
pertencem. Ele diz que pagamos um preço por segui-lo.
A minha
pregação é de evangelista e eu sinceramente acredito no ensino
fundamental das Sagradas Escrituras. Essa é a base do meu livro. Espero
que as pessoas o leiam. Meu desejo é que os leitores compreendam o
privilégio e a responsabilidade da vida cristã. Quando Jesus se torna
nosso Mestre deixamos de lado nosso velho caminho e passamos a trilhar o
seu. Nem sempre é fácil, mas é extremamente produtivo e desafiador,
porque aqueles que o seguem tornam-se luzes brilhantes em um mundo
repleto de escuridão. É por isso que os cristãos têm esperança. A razão
de eu ter esperança para o mundo é porque Cristo morreu pelo mundo
inteiro e está chamando os perdidos e cansados para se aproximarem dele.
Jesus disse que "veio buscar e salvar o que estava perdido". (Lucas
19:10).
Por que, de acordo com o título do livro, é a salvação a razão da sua esperança?
À
medida que fui me aproximando de completar 95 anos de idade, eu sentia
uma necessidade de escrever um livro que abordasse a epidemia do
"crendismo fácil". A mentalidade que existe hoje é que se as pessoas
acreditam em Deus e fazem boas obras, elas vão para o Céu. Mas existem
muitas questões que devem ser respondidas. Existem duas necessidades
básicas que todas as pessoas têm: a necessidade de esperança e a
necessidade de salvação. Não me surpreende nem um pouco que as pessoas
creiam com facilidade em um Deus que não faz exigências, mas esse não é o
Deus da Bíblia. Satanás têm, de maneira ardilosa, enganado as pessoas,
as fazendo acreditar que podem crer em Jesus Cristo sem serem
transformadas, mas essa é uma mentira do Diabo. Aqueles que dizem que se
pode ter Cristo sem abrir mão de nada estão sendo enganados. Embora eu
não seja mais capaz de pregar em um púlpito, Deus colocou no meu coração
um desejo ardente de dividir essa mensagem no formato de um livro –
mensagem esta que ecoa dentro de mim toda vez que assisto ao noticiário.
Quando visito pessoas com diferentes histórias de vida, ouço a mesma
pergunta: "O que está acontecendo com o mundo?".
Muitos políticos e
líderes do governo já me fizeram essa pergunta. Inúmeros estudantes em
campus universitários imploraram para ouvir a verdade. Eu sempre
expliquei que o Deus Todo-Poderoso é o arquiteto da Terra, o Criador da
humanidade e quem formou a alma. Ele é o Princípio e o Fim, o Doador e
Consumador da Fé. Todas as respostas estão na Palavra revelada de Deus. A
salvação é uma dádiva de Deus para o mundo, mas a dádiva do Seu amor e
perdão deve ser aceita em Seus termos – não nossos. Dádivas nunca são
forçadas, pois são oferecidas e recebidas. Muitos hoje dizem que a ideia
de redenção é antiquada. Escrevo no livro sobre Hollywood, e até mesmo
sobre futebol americano profissional, adoráveis histórias de redenção.
Por quê? Um crítico de cinema afirmou que as pessoas desejam superar
aquilo que as aflige no interior. Cristo é o único que pode tirar o
desespero que existe dentro de nossos corações. Esta é a razão da minha
esperança, que pessoas de todos os lugares abram seus corações à
salvação de Cristo – a dádiva redentora que oferece paz e a certeza da
vida eterna.
Por que você acha que Deus achou por bem dar-lhe mais tempo na terra antes de chama-lo para o Céu?
Por
passar mais de 70 anos viajando e pregando ao redor do mundo, não tive
muito tempo para refletir. Mas não importa onde eu estivesse, quando
voltava para casa, Ruth estava sempre aqui me esperando. Nós apreciamos
esses momentos, e sempre encontrávamos tempo para buscar ao Senhor
juntos, nos alegrando com as respostas às nossas orações. Sinto falta
dessa comunhão com ela. Ela era uma guerreira de oração e adorava
conversar sobre a Bíblia. Ruth foi para o Céu há seis anos e eu acredito
que o Senhor me deu esse período da vida para considerar tudo o que
ainda resta a fazer e a ser fiel à mensagem de Cristo, enquanto ainda
tenho vida. Quer preguemos em um púlpito ou nos sentemos em contemplação
silenciosa, há sempre muito mais a aprender à medida que buscamos a
face do Senhor. Ao olhar para trás, vejo que houve momentos em que não
fui tão forte quanto deveria, mas meu coração e meu ministério sempre
estiveram enraizados na Palavra de Deus. A mensagem que eu prego está
ancorada no que "a Bíblia diz".
Eu tento usar meus dias para
encorajar outros a servirem a Jesus Cristo de todo coração, orando por
aqueles que trabalham em seu nome e pedindo que muitos mais respondam ao
chamado de Deus para pregar a verdade do evangelho, declarando o que a
Bíblia diz. É a verdade. Sua Palavra é vida.
Como você selecionou os temas e ilustrações que tratam tão especificamente das necessidades das pessoas?
Este
livro aborda muitas questões e preocupações que pesam no meu coração e,
apesar de já ter escrito mais de 30 livros, acredito que este se
concentra em questões presentes nas mentes de pessoas de todos os
lugares. Há tantas religiões no mundo e eu nunca presenciei tanta
confusão como existe hoje sobre onde encontrar a verdade. Vemos pessoas
pregando que Deus é um Deus de amor, não de ira. Pessoas que proclamam
que o Céu é real, mas que o inferno é apenas um produto da imaginação. À
medida que fazia a pesquisa para esse livro, meu coração partia ao
ouvir várias pessoas preconizando que o inferno será um happy hour sem
fim, comediantes famosos afirmando que estão felizes em saber que irão
para lá um dia.
Este livro foi escrito para soar como um aviso – um
aviso amoroso do Céu – de que o Céu foi criado para aqueles que se
humilham diante de Deus, e o inferno, criado para Satanás e para aqueles
que o servem. Cristo veio para livrar a humanidade das amarras que
Satanás coloca em suas vidas. Jesus Cristo é a resposta para o mundo –
ele é a âncora da alma – ele é o Deus da esperança, que veio em forma
humana para nos resgatar das garras de Satanás. Certa vez, um professor
de um seminário fez uma declaração profunda para seus alunos: "Nunca
pregue sobre o inferno sem ter lágrimas nos olhos". A minha mensagem é
proclamar que somos todos pecadores com necessidade de um Salvador e
perguntar a cada um esta pergunta: Você já foi salvo?
Em seu livro, você levanta a seguinte questão: Quem se recusaria de ser livrado de uma tragédia? Por que isso?
Não
parece razoável alguém recusar ser resgatado de um navio naufragando,
mas algumas pessoas já fizeram isso, por não acreditarem realmente que
se afogariam. Da mesma maneira, o mundo está cheio de pessoas que não
acreditam que se morrerem em pecado irão para o inferno e, portanto, se
recusam a serem salvas pela Cruz do Senhor Jesus Cristo.
Eu conheci
muitas pessoas interessantes e escrevo sobre algumas delas no livro,
como o herói de guerra americano Louis Zamperini, que foi resgatado do
Oceano Pacífico apenas para ser capturado pelo inimigo durante a Segunda
Guerra Mundial. Mas ele descobriu mais tarde que um inimigo ainda maior
controlava a sua alma, e ele não estava disposto a ser liberto do alcoolismo até encarar o inimigo e ser resgatado pelo amor salvador de Deus.
Assim
que comecei a trabalhar no livro, o Costa Concordia afundou na costa da
Itália. Um terror como esse, que atinge os corações humanos, é
indescritível. De repente, as pessoas começam a perceber que a "vida
boa" não pode salva-las. Elas gritam por socorro, mas aqueles à sua
volta estão na mesma situação e não podem ajuda-las. Onde podem
conseguir auxílio? Este é o estado do nosso mundo, e o único que pode
salvar é aquele que nasceu com esse único propósito, como nos conta a
história do Natal. "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". (Mateus 1:21).
A
Bíblia continua sendo o livro mais vendido de todos os tempos, e ainda
assim as pessoas se recusam a acreditar. Elas se recusam a aceitar o
maior presente que já foi oferecido à humanidade. Por quê? Porque isso
exige a confissão do pecado e a entrega total de nossa vida egoísta.
Exige o arrependimento do pecado contra Deus. Muitos preferem viver ao
máximo durante o curto período aqui na terra, na esperança de que não
exista um inferno de sofrimento na vida após a morte. Elas acreditam na
mentira do Diabo de que nada acontece depois que morremos. Mas Jesus
falou mais sobre o inferno do que sobre o Céu. É por esse motivo que eu
passei a minha vida convidando as pessoas do mundo: Venha a Jesus como
você é, e ele lhe receberá e fortalecerá a cada passo do caminho.
Você escreve que o "pecado está na moda". O que quer dizer com isso?
Na
sociedade do século 21, as pessoas fizeram uma transformação no pecado,
o chamando de erro. Deus chama de iniquidade. É uma doença da alma. A
sociedade geralmente deseja fazer campanha contra doenças, levantar
dinheiro para erradica-la. Mas a doença do pecado é celebrada e
glorificada pela sociedade, especialmente dentro da cultura popular
atual, e o preço que se paga nos âmbitos físico, emocional e espiritual é
totalmente ignorado. A sociedade pode se gabar de que o "pecado está na
moda", mas a verdade é que o pecado está em você, em mim e em todas as
pessoas.
A mídia secular conta, frequentemente, histórias de homens e
mulheres que cometem crimes horríveis, e a humanidade exige que essas
pessoas paguem pelo que fizeram. No entanto, a humanidade se ressente
por Deus exigir que paguemos pelos pecados cometidos contra Ele. Deus se
mostra um Pai amoroso ao enviar o seu próprio sacrifício, seu único
Filho, para morrer no lugar do homem, pagando a penalidade do pecado que
a Bíblia diz que "tão de perto nos rodeia". (Hebreus 12:1). Muitas
pessoas que transgridem as leis de Deus se ressentem por seus pecados
serem julgados por um Deus justo. Rejeitamos a ideia de nossas próprias
transgressões, mas quando se trata de faltas cometidas em um jogo de
futebol, por exemplo, nós aceitamos as regras; na verdade as amamos. Se
estamos torcendo pelo nosso time e a equipe adversária comete uma falta,
nós comemoramos. Isso está no coração do homem, mas posso garantir que
Deus não se alegra quando cometemos faltas (pecados) contra Ele. Seu
coração se entristece. O pecado é veneno e destrói. A salvação é o
antídoto que purifica.
A sociedade de hoje é obcecada
pela tecnologia, tema que você comenta em detalhes. Existe uma visão
bíblica acerca da tecnologia?
A Bíblia declara que "não
há nada de novo debaixo do sol" (Eclesiastes 1:9). Nada surpreende Deus.
Ele permite que sua criação explore os recursos que ele nos deu na
terra. Nós certamente observamos a infinidade dos recursos de
comunicação explodir quando entramos no século 21. Eu sempre amei a arte
da comunicação, e não há dúvida de que meu ministério se beneficiou
muito através da utilização da amplificação e ampliação em arenas e
estádios ao redor do mundo. A televisão e o rádio permitiram que o
evangelho alcançasse os confins da terra, como a Bíblia previu. Mas
apesar de Deus permitir que venham bênçãos de invenções tão grandiosas,
como dispositivos móveis e sem fio, Satanás também tem usado a
tecnologia para avançar, de maneira inteligente, o seu engano. Há
gerações hoje que se orgulham de sua capacidade de se comunicar
instantaneamente através do Facebook ou Twitter, mas são incapazes de se
comunicar pessoalmente. As pessoas estão encontrando consolo sentadas
em frente à tela do computador dispostos a falar com estranhos sobre
qualquer coisa, através da comunicação eletrônica, mas não acreditam que
Deus pode ouvir seu clamor de solidão, tristeza e dor.
Um presidente
da Universidade de Harvard, uma vez me disse que o que os jovens mais
desejam é "pertencer". Multidões estão dispostas a pertencer a
praticamente qualquer coisa, exceto a Deus. A raça humana sempre esteve
em uma busca por verdade e aceitação, no entanto, homens e mulheres não
estão dispostos a aceitar Aquele que é a verdade. Em vez disso, estão se
voltando para uma nova mistura de fé que está na moda, um pouco de
cristianismo, um pouco de budismo e um pouco de nova era. Esse é um
truque do diabo, que adora misturar um pouco da verdade com suas
mentiras. A Bíblia nos adverte sobre isso e nos diz que devemos nos
agarrar à verdade e lutar pela fé. "Nos últimos tempos apostatarão
alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de
demônios... tendo cauterizada a sua própria consciência". (1 Timóteo
4:1-2).
Mas a tecnologia é um presente de Deus quando é usada para
proclamar o evangelho. É por isso que estou animado com o My Hope, um
programa evangelístico desenvolvido pelo nosso ministério e que tem sido
usado em todo o mundo. Através de todos os meios confiáveis de
comunicação, estamos proclamando as Boas-Novas de que Deus ama os
pecadores e chama homens e mulheres de todos os lugares a se
arrependerem e se voltarem a Ele, recebendo a verdadeira esperança que
vem de Deus. Tenho me preparado há meses para pregar essa mensagem
através do My Hope America, um especial de televisão que será assistido
nos lares de toda a nação americana na semana do meu aniversário de 95
anos. Não consigo pensar em nada melhor para comemorar mais um ano de
vida do que proclamar a verdade de Deus. Oro para que todos os cristãos
abram suas casas para seus familiares e vizinhos que precisam de Cristo e
assistam o que Deus está fazendo nos dias de hoje, que podem até
parecer tenebrosos, mas que estão cheios de esperança.
Essa é a
mensagem do livro e do nosso próximo especial de televisão desse ano.
"Esperança e mudança" tornou-se um clichê nos Estados Unidos nos últimos
anos. No livro, eu escrevo sobre as decepções que os americanos
experimentaram quando a esperança e a mudança prometidas pelos homens
falharam. Mas não há nenhuma decepção no Deus da esperança. A Bíblia diz
que é em Jesus, o Filho de Deus, que o mundo pode ter esperança e que o
"Deus da esperança" pode nos encher de alegria e paz em nossa crença
nessa grande verdade por meio de seu poder. (Romanos 15:12-13).
Sessenta
anos atrás, você acordou no meio da noite com um sonho de começar a
revista Christianity Today. A revista ainda está em circulação, agora
alcançando milhões de pessoas, juntamente com uma série de publicações
irmãs. Isso é surpreendente e encorajador para você?
Eu
agradeço a Deus e dou toda a glória a Ele por todos os meios que levam a
Sua mensagem aos corações e mentes das pessoas. A Christianity Today
tem sido boa para mim e para o ministério que Deus nos deu. Estou grato
pela revista estar apoiando My Hope. Agradeço pela oportunidade de
compartilhar sobre esse livro que é tão importante para meu coração.
É
sempre um prazer ler artigos que exaltam a Jesus Cristo e indicam as
pessoas à cruz, e eu encorajo os editores, escritores, colaboradores,
pesquisadores e o conselho de administração a sempre manterem Cristo no
centro de tudo. Honremos a ele, e a ninguém mais.
Fonte: Christianity Today
sábado, 9 de novembro de 2013
slide
Billy Graham diz: Deus não está preocupado com rótulos e alerta contra uma epidemia de “crendismo fácil”.
COMPARTILHE
Assinar:
Postar comentários (Atom)


0 comentários:
Postar um comentário