Pr. Silas, qual a diferença entre opressão e possessão demoníaca?Satanás não vem senão a roubar, a matar e a destruir (João 10.10). Para isso, ele utiliza, entre outras estratégias, a opressão e possessão.
Qual a diferença entre as duas? Opressão é a influência direta de demônios sobre as pessoas, como podemos constatar em diversas referências bíblicas no Novo Testamento (Lucas 4.18,19; Atos 10.38).
As forças malignas invadem um lugar e
começam a exercer pressão sobre as pessoas, enfraquecendo a resistência
moral e espiritual. O ambiente parece “pesado”. Se as pessoas não
estiverem armadas nos caminhos do Senhor e atentas às investidas do
inimigo, poderão ser levadas à preguiça, ao desânimo, às incertezas, à
desobediência, à exaustão física e até à depressão. Para isso, os
demônios procuram os pontos mais vulneráveis e investem o máximo até
encontrarem uma brecha para destruir a pessoa ou seu lar.
Qualquer um está suscetível à opressão
maligna, inclusive os cristãos. Outro meio de oprimir as pessoas é
tentar levá-las à mentira, a práticas ilícitas, à obsessão por dinheiro,
à idolatria, e causar enfermidades.
Veja o caso de Jó, que foi oprimido com a
permissão de Deus e coberto por uma chaga maligna, desde a planta do pé
até ao alto da cabeça (Jó 2.7). Para vencer essas investidas de Satanás e
seus demônios, é preciso estar em constante oração, jejum e leitura da
Palavra.
E o que é possessão? É a presença de um ou
mais demônios no corpo de uma pessoa. Embora não tenhamos certeza da
razão pela qual acontece a possessão demoníaca, sabemos que os espíritos
malignos podem prejudicar a pessoa e fazer com que ela se afaste de
Deus.
Um exemplo bíblico conhecido é o gadareno
endemoninhado, que dia e noite andava clamando pelos montes e pelos
sepulcros e ferindo-se com pedras (Marcos 5.5). Então, quando os
demônios não só oprimem a pessoa, mas passam a controlá-la, existe um
caso de possessão [veja outros casos em Mateus 9.32,33; 12.22; Marcos
9.17-27].
Resumidamente, qualquer pessoa pode ser
oprimida pelo diabo, mas só os que não são templo do Espírito Santo
podem ser possuídos. Afinal, onde o Espírito de Deus habita o inimigo
não pode entrar. Por isso, aquele que está firme nos caminhos do Senhor
não corre o risco de ser possuído.
Atente para a Palavra de Deus, que alerta:
Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em
derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro
5.8).
Pr. Silas Malafaia(VerdadeGospel)



0 comentários:
Postar um comentário