Ao
iniciar este pequeno escrito, desde já preciso estabelecer o seguinte
fato: todos os cristãos são obrigados a usar o Facebook para a glória de
Deus. De minha parte não há receio algum quanto ao ser possivelmente
taxado de "legalista" ou "moralista", pois tenho a Escritura ao meu
lado: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer
coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).
Paulo
não poderia ser mais claro: os cristãos devem fazer tudo, absolutamente
tudo, para a glória de Deus. Isso implica em dizer que se fizermos
qualquer coisa sem visar a Sua glória, estamos em pecado - "Aquele,
pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tg
4.17). Todavia, precisamos estabelecer alguns pontos sobre o que
significa fazer tudo "tudo para glória de Deus".
Em primeiro lugar,
fazer tudo para a glória de Deus, é ter em mente que Ele é quem deve
ser engrandecido e visto por todos, não nós. João o Batista nos traz
cristalina evidencia deste nosso dever: "É necessário que ele cresça e
que eu diminua" (Jo 3.30).
Em segundo lugar,
significa buscar fazer tudo e somente o que a Bíblia ordena que
façamos. É impossível viver para a glória de Deus se tentarmos colocar
nossas vontades e desejos acima da Escritura. Por meio de Moisés, o
Senhor foi enfático ao afirmar: "Tudo o que eu te ordeno, observarás
para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás" (Dt 12.32).
Em terceiro lugar,
se temos de fazer somente o que a Escritura ordena, então precisamos
nos dedicar ao estudo da Lei de Deus. Paulo afirma categoricamente que a
Lei de Deus é boa e necessária: "Que diremos pois? É a lei pecado? De
modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não
conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás" (Rm
7.7).
Em quarto lugar,
é preciso ter o correto entendimento de que é um exercício muitas vezes
doloroso, porque envolve a renúncia da carne e o matar do pecado. O
apóstolo foi direto em dizer que todas as vezes, isto é, sempre, devemos
trazer a morte de Cristo em nossas vidas, a fim de que morramos e Ele
viva: "Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus
no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos
corpos" (2Co 4.10); "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais
eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na
fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim"
(Gl 2.20).
Desta
forma, se patenteia que o cristão não deve, por exemplo, "postar",
"curtir" ou "compartilhar" qualquer coisa que contenha alguma coisa
contra o senhorio de Cristo. Em caso prático, significa não fazer
apologia a políticos que sejam contra a Palavra de Deus; não "curtir"
fotos ou qualquer fato que incentive a carne ao pecado, como fotos
sensuais ou de pessoas com pouca roupa (as vestes de praia se encaixam
neste ponto), libertinagem, vandalismo; igualmente não se deve promover a
luxúria com "compartilhamentos" que tendem a fazer o homem e a mulher
amarem mais a este mundo que ao Senhor. Você, talvez, esteja se
perguntando: "Mas qual a base bíblica para afirmar tal coisa?" "Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o
que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa
fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp
4.8). Políticos contrários ao Senhor não são verdadeiros nem honestos;
fotos com pessoas que mostram excessivamente seus corpos não são puras;
vandalismo não é algo de boa fama; pode haver alguma virtude na luxúria?
Em
grupos do Facebook, importa que não hajam discussões sobre pontos
pacíficos sobre a sã doutrina, pois fazer o contrário, é contender
inutilmente: "Como o soltar das águas é o início da contenda, assim,
antes que sejas envolvido afasta-te da questão" (Pv 17.14). Sob hipótese
alguma o crente deve xingar ou maldizer alguém. O cristão não deve
ignorar as pessoas ou "detestar" outros irmãos em Cristo, pois isto é
ferir o sexto mandamento "não matarás": "Qualquer que odeia a seu irmão
é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna
permanecendo nele" (1Jo 3.15).
Também
é preciso notar que o cristão não deve usar as mídias sociais para
ficar bisbilhotando a vida alheia - quem faz isso se assemelha àquela
atitude de Satanás: "Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E
Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por
ela" (Jó 1.7). Além disso, suscita a inveja, orgulho, maldizeres e
cobiça sobre o próximo, violando o décimo mandamento: "Não cobiçarás a
casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu
servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa
alguma do teu próximo" (Êx 20.17).
O
cristão também precisa cuidar para não passar tempo demais nas redes
sociais, pois a Bíblia diz para aprendermos a aproveitar o tempo com
coisas puras e necessárias: "Remindo o tempo; porquanto os dias são
maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade
do Senhor" (Ef 5.16-17). Lembre-se que na parábola dos trabalhadores da
vinha, nosso Senhor Jesus Cristo assemelha o homem comum e envolto em
pecado, àquele ocioso e que nada produz: "E, saindo perto da hora
terceira, viu outros que estavam ociosos na praça" (Mt 20.3).
Use
esta preciosa tecnologia para a todo o tempo falar do Senhor: "Que
pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas,
repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2Tm 4.2).
Note que Paulo não diz que existem tempos que não são oportunos, afinal,
toda ocasião é propícia para falar e testemunhar da verdade divina. Não
se esqueça de que além de estudar arduamente a sã doutrina, você
precisará estar apto para defendê-la pelo poder do Senhor: "Santificai
ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para
responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da
esperança que há em vós" (1Pe 3.15).
Tenha
somente conversações santas, pois isto é agradável a Deus: "Não saia da
vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a
edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Ef 4.29). Observe que a
Bíblia é explicitamente incisiva: "mas só a que for boa para promover a
edificação". Com qual intuito? "para que dê graça aos que a ouvem".
Portanto,
se buscarmos pelo poder vivificador do Espírito Santo, praticar estas
coisas, começaremos a entender o que é viver sob "a boa, agradável, e
perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2) e o mundo testificará de nosso amor
por Cristo, ao ponto de dizer: "Para onde foi o teu amado, ó mais
formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o
busquemos contigo?" (Ct 6.1).
Que Deus nos abençoe.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)


0 comentários:
Postar um comentário