A fofoca é o ato de querer saber de algum assunto na intenção de contar a outrem. É o fato ou coisa contada em segredo, sem o conhecimento da pessoa sobre quem está sendo feito o comentário e, principalmente, sem o conhecimento real ou efetivo do assunto tratado. A pessoa que fofoca propaga segredos de outra pessoas ou conversas anonimamente sobre elas. Essa situação geralmente origina calúnias, mal-estar, inimizades, mentiras, desconfiança , entre outras consequências negativas. A fofoca é responsável e maldosa, jamais visa o bem-estar da pessoa comentada; ao contrário, sempre é maléfica e objetiva causar prejuízos à reputação de alguém.
A Bíblia é muito clara quanto ao posicionamento divino em relação ao fofoqueiro, ao caluniador, que é de total reprovação. A fofoca revela segredos ou informações privadas de uma pessoa ou outras que não necessitam desses conhecimentos.
O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua.
Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.
Pv 11.12,13
Que a nossa vida seja um canal de bênçãos para aqueles que nos cercam, e que nossa boca, nosso lábio e nossa língua produzam vida por meio de palavras que pronunciamos, como verdadeiros profetas de Deus e promotores do bem-estar alheio.Assim elas trazem condenação sobre si, por haverem rompido seu primeiro compromisso.
Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem.1 Timóteo 5. 12.,13
EV. Josiel Soares, Missionário da IEADPE na Argentina
Editado por Rynaldo Ribeiro, Geração Jovem.com
0 comentários:
Postar um comentário