O médico e missionário norte-americano Kent Brantly (33), que
contraiu o vírus Ebola dos pacientes que tratava na Libéria esteve
vários dias entre a vida e a morte. Conhecido por matar 90% dos
infectados, o Ebola não tem cura conhecida.
Enquanto a família e
várias agências missionárias pediam oração por ele e pela enfermeira
missionária Nancy Writebol (60), ambos eram tratados com um medicamento
experimental, chamado ZMapp, que nos poucos pacientes que foi testado na
África Ocidental não dava garantia de cura.
Dia 20 Brantly
recebeu alta do hospital da Universidade Emory, em Atlanta, informou a
missão Samaritan’s Purse, da qual ele fazia parte. Os exames de sangue
dos últimos dias mostram que ele está livre do vírus. Hoje (21) Writebol
teve alta. Ela recebeu o mesmo tratamento no mesmo hospital que seu
colega. Segundo foi divulgado, o missionário católico espanhol Miguel
Pajares, também infectado com o ebola na Libéria, recebeu o tratamento
experimental, mas veio a falecer no dia 12.
Franklin
Graham, presidente da missão Samaritan’s Purse publicou um comunicado
oficial, onde ressalta a fé e o testemunho de Brantly. “Sua fidelidade a
Deus e compaixão para com os povos da África têm sido um exemplo para
todos nós. Sei que o Dr. Brantly e sua maravilhosa família gostariam de
pedir que você lembre-se de orar por aquelas pessoas que estão na África
lutando contra e sofrendo por causa do Ebola”.
Vários sites americanos e grupos cristãos
estão comemorando o que parece ser um milagre, agradecendo a Deus pela
cura de Brantly e de Writebol. Na primeira declaração pública após sair
do hospital, Brantly disse “Hoje é um dia milagroso”, reconhecendo que
ninguém que trabalhava na região antevia a epidemia dos últimos meses.
Disse ainda que sabe que só está vivo por causa da ação de Deus. Relatou
que as primeiras palavras da colega missionária quando os dois se
reencontraram no hospital foi “Glória a Deus!”. Ambos pediram apoio
pelos que continuam trabalhando nos países afetados. Explicou que
precisará de um tempo para se recuperar, mas que pretende voltar a
trabalhar como missionário.
No início do mês, a OMS (Organização
Mundial da Saúde) publicou um comunicado declarando o Ebola “uma
emergência de saúde pública de alcance mundial”.
Pediu ainda “uma
resposta internacional coordenada para frear e fazer retroceder a
propagação internacional da doença”. O anúncio de que essa é a epidemia
“mais importante e mais severa” em quatro décadas, causou pânico em
vários países africanos. O temor é que o vírus se espalhe para outros
continentes, tornando-se uma pandemia. Não há vacina conhecida nem
tratamento específico no mercado para a febre hemorrágica gerada pelo
ebola, que mata em poucos dias. Gospel Prime
sábado, 23 de agosto de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário