NAMORAR É PARA CASAR, CASAR É PARA NAMORAR!
A construção de um
casamento começa no namoro. Sempre digo nas minhas palestras que, namorar é
para casar e casar é para namorar. Falar de
casamento é falar de um modelo adulto de intimidade, de uma espécie de separação(deixa) e união (une-se) que faz parte do modelo
adulto da nossa estrutura. Procriação, sobrevivência da espécie, dependência e
complementação no outro, fundem-se em um único intuito e conduzem o ser humano
através dos tempos a uma economia sócio-comportamental ideal: a família.
Segundo o Dr. Carl A. Whitaker, para compreender o que significa casamento,
é necessário ter alguma idéia do que é o ser humano, do que é o indivíduo antes
de se unir a alguém e quais são os aspectos funcionais da união. Em sua
participação no congresso internacional, realizado pela Sociedade Italiana de
Terapia Familiar, em Roma-Itália, ele diz:
"É óbvio pensar que o
ser humano sofre de uma deficiência, do ponto de vista biológico: sozinho, não
tenho possibilidade de continuar no tempo, sou excluído. Sou um deficiente
porque não tenho seios, nem vagina. Não posso me reproduzir. Essa deficiência
faz parte do background funcional do intenso desejo pelo outro. Se eliminarmos,
por um momento, o instinto de reprodução , perceberemos que o meu problema é
ser incompleto. Faltam-me componentes que são parte da minha necessidade
biológica. Consequentemente, o que está por trás do casamento é que eu sou um
indivíduo em que falta alguma coisa".
Apesar das crises entre
os casais, as estatísticas epidemiológicas demonstram que as pessoas casadas vivem melhor, sob
qualquer ponto de vista, do que as pessoas divorciadas ou viúvas. Isso vale
para o índice de mortalidade,
drogas, alcoolismo, estado de defesas imunológicas, número de
infartos, câncer, suicídios, etc. Também
nas pesquisas sobre satisfação da própria vida, sobre dedicação e sucesso
profissional, as pessoas casadas têm resultados melhores do que as pessoas sem
parceiros. Diante desta constatação, posso afirmar que o casamento ainda vale a pena.
O casamento pode ser uma das experiências mais gratificante
na vida. Isto porque, casar é decidir amar alguém de forma muito
especial e juntos construírem uma história digna de ser contada. Como terapeuta
de casais, minha esperança é que as pessoas compreendam que é possível
permanecer casado e feliz, basta tomar as decisões certas.Autor(a): Pastor Josué GonçalvesAmo Família



0 comentários:
Postar um comentário