Todo e qualquer relacionamento amoroso passa por problemas. Contudo, a
capacidade de lidar com cada um deles varia de casal para casal. Para
evitar maiores desgastes, é necessário analisar e driblar essas
adversidades que aparecem pelo caminho.
O diálogo deve ser mantido dentro de um relacionamento,
principalmente quando uma das partes detecta um sinal de alerta, ou
seja, um problema.
De acordo com o psicólogo Silmar Coelho, quem não dá
importância a esses sinais e não corrige o que precisa certamente terá
conflitos maiores.
"Problemas aumentam de tamanho quando não confrontados. Eles
são como um tanque de roupa suja, se não lavar hoje, amanhã tem mais",
afirma.
Entretanto, o casal deve saber que, diante de uma situação
complicada, homens e mulheres agem de formas diferentes. Nem sempre é
simples fazer com que o parceiro entenda o que o outro sente, e na hora
da raiva, algumas pessoas perdem o controle, e consequentemente, a
razão. Uma conversa sincera é importante, sem agredir ou culpar, mas sim
explicando o que se sente.
"O que acontece, muitas vezes, é que homens e mulheres não
enxergam o problema de forma semelhante. Um bom exemplo é falar sobre os
sentimentos, uma vez que cada um manifesta de uma forma diferente",
aponta.
A exposição de sentimentos é dos motivos de discussões entre
alguns casais, pelo fato de que, mais uma vez, homens e mulheres pensem
de maneira diferente. O psicólogo explica que "o homem acha que provendo
as necessidades da mulher está dizendo que a ama. Mas para a mulher
essas coisas não bastam, pois ela precisa ouvir o tempo todo que é
amada, já o homem não".
O relacionamento deve ser construído com verdade. Contar o que
acontece aumenta a confiança. Mas em alguns casos, as pessoas falam mais
do que o necessário, o que pode trazer problemas para a vida do casal.
Um bom exemplo são informações que não vão agregar em nada a vida do
outro, mas que em contrapartida podem provocar ciúme e briga. Por isso
deve haver um bom senso antes de dizer algumas coisas desnecessárias.
Silmar diz que falar ou deixar de falar deve ser analisado dentro da
situação e da personalidade do parceiro.
O fato é que problemas todos os casais têm, mas vale o esforço e a
tentativa para superá-los e fazer a relação ser melhor a cada dia.
Silmar finaliza dizendo que "uma relação saudável é construída todos os
dias, com pequenos gestos e atitudes de respeito e amor".
Amo Familía
Autor(a): Pr. Silmar Coelho
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário