Especialistas em educação concluem que o aumento da violência escolar
se deve em parte a uma crise de autoridade familiar, onde os pais
renunciam a impor disciplina aos filhos, remetendo-a para os
professores.
Vários especialistas internacionais estão reunidos na cidade espanhola de
Valência a analisar até hoje o assunto «Família e Escola: um espaço de
convivência».
Os participantes no encontro, dedicado a analisar a importância da família
como agente educativo, consideram que é necessário evitar que
todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas, o que
obriga a "um esforço conjunto da sociedade".
"As crianças não encontram em casa a figura de autoridade", um elemento
fundamental para o seu crescimento, disse na conferência inaugural do
congresso o filósofo Fernando Savater. "As famílias não são o
que eram antes, um núcleo muito amplo e hoje o único que muitas crianças
contatam é a televisão, que está sempre em casa", sublinhou.
Para Savater os pais continuam a "não querer assumir qualquer
autoridade", preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos "seja
alegre" e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinar quase
exclusivamente para os professores.
No entanto e quando os professores tentam ter esse papel
disciplinador, "são os próprios pais e mães que não exerceram essa
autoridade sobre os filhos que intentam exercê-la sobre os professores,
confrontando-os".
Amo Família
sábado, 31 de janeiro de 2015
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