Amados irmãos e irmãs, a Paz do SENHOR JESUS!!!
É corriqueiro escutarmos pregações evangelísticas que citam
a pregação do Senhor Jesus em Mc 1.14: “O tempo está cumprido e o Reino de Deus
está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” Outras pregações também
citam o Reino que Ele se referiu em Mt 24.34 como, logicamente, o Reino dos
Céus. Sabemos que todos os Reinos pertencem a Deus, pois Ele é o Grande Rei (Ap
11.15-17), mas, qual é a diferença entre o Reino de Deus e o Reino dos Céus?
É o que veremos adiante...
Por várias vezes o Senhor Jesus se referiu a esses dois
Reinos que, apesar de parecerem ser a mesma coisa, são distintos.
O Reino dos Céus pode ser compreendido pelo lugar onde os
salvos repousarão por toda a eternidade (Mt 25.46), mas o Reino de Deus é uma
manifestação interior (Lc 17.21b), pois, como disse Paulo, o Reino de Deus é
“justiça, e paz, e alegria no espírito Santo” (Rm 14.17), confirmando o que o
Senhor Jesus disse em Lc 17.21b.
Sobre o Reino de Deus o Senhor Jesus disse...
- ...que devemos dar
prioridade em buscá-lo em relação a coisas terrenas (Mt 6.32,33);
- ...que foi primeiramente
elaborado para ser desfrutado por Israel, a nação eleita por Deus Pai (Êx
19.4-6), porém estes rejeitando-o, Ele fez que fosse desfrutado por nações
estrangeiras, ou gentios (Mt 21.42,43);
- ...que é manifesto
progressivamente como uma semente que brota na terra, semeada pelo
lavrador (Mc 4.26-29);
- ...que é fático que se
manifeste naqueles que reconhecem a Deus Pai como único Deus e Senhor e
praticam o amor ao próximo, os dois mandamentos que resumem a Lei. Também
naqueles que reconhecem que o amor supera sacrifícios (Mc 12.32-34);
- ...que não é a todo mundo
que é revelado seus mistérios, mas para aqueles que são os verdadeiros
discípulos d’Ele (Lc 8.9,10);
- ...que deve ser encarado e
vivenciado com perseverança, que não devemos “olhar para trás”, isto é,
não desistir de desfrutá-lo enquanto o semeamos em outras vidas (Lc 9.62);
- ...que deve ser anunciado
no evangelismo, pois ainda muitas pessoas ainda não o desfrutam por não
conhecerem o poder do Evangelho da Salvação (Lc 10.9);
- ...que devemos empregar
força para entrar no mesmo (Lc 16.16; na próxima coluna da semana que vem
estaremos abordando sobre esse tópico com mais detalhes para esclarcê-lo);
- ...que é manifesto
naqueles que o recebem como uma criança, isto é, sem maldade, sem
imundície, sem escândalos, e com inocência de coração e sinceridade (Lc
18.16,17);
- ...que havemos de receber
recompensa por havermos renunciado os ensinamentos que recebemos, caso não
sejam condizentes com a Palavra de Deus, para dar prioridade ao Reino de
Deus (Lc 29,30);
- ...que é necessário nascer
novamente, isto é, abandonar as práticas mundanas e perversas para viver
em Cristo, para ser participante do Reino de Deus (Jo 3.5; 2Co 5.17);
E sobre o Reino dos Céus, o Senhor Jesus disse...
- ...que não só judeus
seriam participantes dele, mas a Salvação, que é a porta para o Reino dos
Céus, também está aberta a não-judeus, pois “muitos virão do Oriente e do
Ocidente”, isto é, de todas as partes do mundo “e assentar-se-ão à mesa
com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus” (Mt 8.11);
- ...que é necessário
anunciarmos que há possibilidade de todos entrarem no Reino dos Céus
mediante o arrependimento dos pecados e de crer no evangelho (Mt 10.7);
- ...que a entrada no mesmo
é um privilégio dos convertidos (Mt 18.3);
- ...que, assim como é o
Reino de Deus, que é uma manifestação interior ao ser humano, o Reino dos
Céus é manifesto aos que o recebem como uma criança, ou seja, com
inocência, com humildade e simplicidade (Mt 19.14);
- ...que não á um Reino humano,
mas espiritual (Jo 18.36).
Portanto, amados irmãos e irmãs, a título de conclusão,
quero também dizer que, se alguém não é participante do Reino de Deus, jamais o
serão do Reino dos Céus, e vice versa.
Que Deus continue abençoando a todos em Nome de Jesus.
“mas Deus chamou-nos à paz.”
(1Co 7.15b)
Amém.
Por Valney Rodeigues
Geração Jovem
Geração Jovem





0 comentários:
Postar um comentário